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- Mercado
Este é seguramente um dos Edifícios chave do jogo no que diz respeito á evolução e rentabilidade económica das nossas aldeias.
É mais útil nas fases iniciais do servidor contudo também poderá ter grande impacto em etapas avançadas se realmente você for um jogador extremamente activo.
O mercado serve para trocas comerciais , esconder recursos (em ataques de spys), evitar que haja sobrecarregamento no armazém, contrabalançar a economia das outras aldeias.
Faltam recursos nas vossas aldeias? Se farmar não nos é suficiente poderemos colocar mercadores carregados de Ferro, Argila e Madeira a suprir as vilas que necessitam.
Mas não deixem de farmar! Farmar é sempre bom. Contudo se tiver algum tempo extra e se quiser complementar o fluxo de recursos utilize o Mercado!
Proporção: "Diferença entre entre a oferta e procura"
Proporção >1
Evite aceitar este tipo de troca comercial, pois estará a dar mais recursos daqueles que recebe. Aceite só se estiver precisando um determinado recurso com urgência ou então é uma forma boa de escoar os recursos da sua aldeia em caso de ser atacado.
É rentável criar estas ofertas em proporções maiores do que 1 nestes casos:
-Ferro por Madeira (na fase antes das CL´s)
-Argila por Madeira/Ferro (na fase de rushar para a academia e nobres)
Proporção =1
Não há muito a dizer, é a oferta mais justa. Será a oferta mais vulgar que encontrarão no jogo.
Proporção <1
É a mais benéfica para quem compra, geralmente opto por aceitar todas as ofertas de proporção menor do que 1 pois de seguida estarei a utilizar esses lucros noutras transacções mais benéficas. Se tiver mais recursos então mais ofertas poderão fazer falando quantitativamente.
É bom utilizar este tipo de oferta caso queiramos escoar um determinado recurso mais rapidamente, por exemplo a Argila em fases avançadas costuma acumular.
Sobre o tempo da transacção vai depender do tamanho do seu mercado, no meu caso 24 horas sempre tem funcionado bem e engloba alguns continentes. Mas é sempre bom alargar a sua amplitude comercial caso o recurso que procura não tenha muita saída. É sempre bom englobar as periferias do mapa.
Se colocarem 30000 por 30000 podem verificar a demora dos jogadores aceitarem essa oferta. Neste caso se forem colocadas 30 ofertas de 1000 de recurso certamente o produto ecoará melhor, a não ser que queiram guardar muitos recursos em um mercado bastante desenvolvido.
Normalmente ofertas do género 1000 por 1100 são bastante populares, terá sempre algum ganho. Cumulativamente esse ganho pode ter impacto na sua situação económica.
Nota: Agora, e mercadores? Confira sempre se tem mercadores ajustados ás suas necessidades económicas. Não vale a pena evoluir o Mercado para nível 25 se nunca irá utilizar os 235 mercadores. O mercado é um Edifício muitas vezes desvalorizado pela população que ocupa na Fazenda.
Além do mais tem de ser bastante activo para utilizar um mercado nível 25, opinião pessoal em fases avançadas nível 15 costuma funcionar bastante bem.